Eu Made in China

Uma das coisas que mais aprecio ao viajar é a possibilidade de aprender mais sobre outras culturas de uma forma totalmente… interativa. Você não percebe que está aprendendo, mas está. Quer dizer… o que era a China para mim antes disso? A China na minha imaginação era um lugar tão zoneado e poluído que eu me imaginava andando com uma máscara de oxigênio por lá. A China para mim era o lugar de onde vinham todas as bugigangas do mundo. E agora?

Viajamos pela China e vi suas nuances. Andamos de bicicleta pelos campos e vimos pessoas muito pobres… andamos por cidades muito ricas com um prédio brotando em cada esquina. Conversamos com pessoas e pudemos ter um vislumbre do que é viver num país comunista – com censura e tudo o mais. Algumas tarefas simples para nós – como acessar o Facebook – são verdadeiros obstáculos para os jovens que vivem lá. Eu senti o medo dessas pessoas.

Visitamos os Museus e pudemos ver o poder e a influência do Partido Comunista, como eles podem moldar a História a seu favor, como eles controlam as pessoas com isso. Quem já leu 1984 do George Orwell vai ler a China nesse livro. Não há teletelas, mas quem for na Praça Celestial – depois de ter a bolsa revistada – vai ficar chocado com as grades que cercam a Praça e as câmeras vigilantes que a cobrem. O verdadeiro Big Brother.

Saí da China cansada… irritada por ser cobrada o tempo todo. Cansada dos chineses querendo tirar fotos nossas o tempo todo, de entrar num restaurante e ser a atração e de estar sempre sendo observada. Mas como posso condenar isso? Um país que há 30 anos atrás não tinha perspectiva nenhuma e que hoje caminha para ser a primeira economia do mundo. Um país que se abriu há tão pouco tempo e que olha agora fascinado e curioso para os turistas que passam por lá.

Saí da China com saudade… com gratidão por todos os chineses incríveis que cruzaram nossos caminhos, a chinesa desconhecida na rua que nos ajudou a pegar um ônibus em Guilin, o chinês que veio conversando conosco no trem para Pingyao, todos os chineses que tiraram fotos conosco e até os chineses que riram da nossa cara quando tentamos pedir comida no restaurante – e por que não, os chineses que nos ajudaram a pedir comida no restaurante.

Os chineses que nos ensinaram a jogar xadrez, o chinês que nos ajudou a chegar até o consulado para tirar nosso visto. Eu gostaria de saber os nomes de cada um deles, mas vocês sabem, é muito complicado. Vou guardar suas histórias.

Vocês conseguem entender? Sobre a China não se fala em um post. A China é uma relação de amor e ódio… e eu não vejo a hora de voltar para lá!

5 respostas em “Eu Made in China

  1. Eu adoro este bloq…mesmo depois que voltaram entro todos os dias para ver se tem algum post novo…adoraria fazer o mesmo que fizeram….no ano que vem Abril/2013 irei ficar 1 mês na Tailandia…ja mata um pouco a vontade…parabens pela linda viagem….bjs

  2. Nã, vamos ficar um mês na China e ainda não decidimos qual a melhor forma de levar dinheiro (cartão de crédito, débito, dollar…). Como vcs fizeram? Qual maneira vcs acharam mais fácil e adequada? Muito obrigada,
    Lauren

  3. Adorei o blog… Li todos os posts sobre a China e realmente fiquei encantada com seus relatos, as fotos e os desenhos incríveis do Romolo. Anotei várias dicas e morri de vontade de conhecer vários lugares, espero conseguir.
    Ah, a parte sobre o planejamento foi muito esclarecedor. Inclusive, por indicação sua, agendei minha consulta no Hospital Emilio Ribas, naquele setor para viajantes (antes de ler no blog eu desconhecia totalmente essa indicação).

    Enfim, obrigada por todas as informações e por compartilhar com todos as suas experiências nos pormenores.

    Beijos.

Deixe um comentário

