De bem com Shangri-la

Ainda das nossas aventuras em Shangri-la.

Pegamos as bikes e resolvemos dar uma volta ao redor do Napa Lake. São cerca de 30km a volta completa e a volta pela rodovia tem uma subida matadora. O lago nessa época não está no seu ápice, mas ainda assim havia água. Amo pedalar escutando música no iPod.
Estávamos pedalando há 1h30 quando fomos interceptados por um tiozinho num ticket office. Ele queria cobrar 50yuans por cabeça para podermos pedalar em volta do lago. Dei uma de louca, fingi que não estava entendendo nada e no fim vencemos o tiozinho pelo cansaço, rs… Lembre-se de levar água e comidinhas para o caminho, já que não é possível encontrar absolutamente nada para comprar.
No nosso último dia em Shangri-la resolvemos visitar o famoso Ganden Sumtseling Stompa, um dos mais famosos monastérios do sudoeste da China. Uma chinesa disse que havia uma entrada na lateral do monastério onde podíamos entrar sem pagar os 85yuans extorsivos cobrados na entrada. Tenha dó né… pagar 85yuans para entrar num monastério! Tudo bem que era lindo, mas dizem os monges que a grana nem vai para o monastério, vai para o turismo da cidade. Bem, fomos pela entrada free.
As pinturas nas paredes são absurdas e a vista lá do alto a coisa mais linda do mundo. É tudo absolutamente perfeito. Algumas partes estavam em reforma.
De volta à cidade, dias muito tranquilos. Ficamos hospedados no N´s Kitchen & Lodge (120 yuans quarto duplo) onde a energia elétrica acabava pelo menos 3 vezes por dia por causa dos preparativos para a festa de comemoração da fundação da cidade. Detalhe que a luz só acabava na nossa rua. Mas tudo bem, eles tem um sanduíche mais do que excelente de carne de iaque, acho que a melhor carne que comemos durante a viagem competindo com o memorável bife à Lisboa em Macau. A carne de iaque em Shangri-la está para a carne de lhama na Bolívia, de-li-ci-o-sa.

Todos os dias por volta das 19h, íamos até a Dancing Square onde os locais formam uma roda e ficam dançando até a noite, por pura diversão.
Dançar junto com eles foi uma das experiências mais legais que tive nessa viagem, nessa cidade linda e com o céu colorindo devagarinho. Sim amigos, 20h da noite o céu ainda é azul. Culpa do Partido Comunista que adotou um único fuso horário para um país que deveria ter 4 zonas de tempo diferentes.

No meio da cidade tem um templo e no meio uma roda dourada. É preciso girá-la 3 vezes mas isso só é possível com a ajuda de todo o mundo porque ela é super pesada. Suponho que um desejo deva ser feito. Poderia ter desejado que aqueles dias em Shangri-la nunca acabassem.
E a vista, pouco feia?
Essa cidade me passou uma energia muito boa, sensações positivas, já está guardada no meu peito como o amor de um marinheiro que foi embora e me deixou no cais esperando pela volta.
Traímos o movimento! Compramos uma passagem de avião para voar de Shangrila até Chengdu. Se não tivéssemos feito isso teríamos que pegar um ônibus de volta a Lijiang, de lá outro ônibus para KunMing e de lá um trem até Chengdu. Só aí iam mais uns dias brincando e a diferença de valor não era tão grande, pagamos $100 por cada passagem comprando 3 dias antes. Aliás, descobrimos o excelente site CTrip para comprar passagens baratas na China. Nossa, mas quanta justificativa só para dizer que compramos uma passagem de avião. Mas é verdade, tem mochileiro que te olha torto se você contar que não vai fazer um trecho por terra, rs…
Voando, voando, vamos até a Terra dos Pandas!

_____ Desenhos do Incrível Caderno de Viagens do Rômolo.

Anúncios

6 respostas em “De bem com Shangri-la

  1. Muito bacana! A China já tá definitivamente na minha wishlist para as próximas aventuras… espero que estejam curtindo (pelo post, tenho CERTEZA que estão!). As fotos estão lindas e os textos estão muito bacanas, tá dando muita vontade de viajar de novo. Quando chegarem a POA entrem em contato – tô adorando a cidade de vocês, só o frio é que tá de matar, hehe.
    Abraço e aproveitem cada momento… vocês vão sentir saudade! =)

    • Oi Fellipe, td bem? nos ja voltamos, na verdade to atualizando soh agora os posts da China pq la era bloqueado…vc ta em sampa? vamos marcar uma breja!

      bjos!!!!

  2. Muito legal esse blog, não perco um post.
    Lindas fotos! Vocês levaram câmera SLR ou compacta?
    Se um dia eu fizer uma viagem dessas fico nessa dúvida, eu uso SLR nas viagens curtas, porém numa viagem longa acho que deve ser muito incômodo…
    O que vocês me dizem?

    • Oi Patricia, levamos uma compacta justamente porque não queríamos ficar carregando peso nem se preocupando com uma câmera cara.. usamos uma Canon Power Shot SX130

      =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s