Comidinhas do Vietnã

Tailândia que me desculpe, mas… finalmente você encontrou um adversário à altura. Para um país ser o meu preferido, tem que ter uma boa mesa, e o Vietnã preenche esse quesito com excelência. Escrever esse post já está me deixando mal, não dá para esquecer que não vou voltar a comer tão cedo essas iguarias. A média dos preços dos pratos apresentados aqui varia de 2 a 3 dólares.

Rolinhos primavera

Rolinhos do Family Restaurant em Hue

Cada lugar é uma surpesa… Você nunca achou que rolinhos primaveras poderiam ter tantas vertentes. Os fresh spring rolls são bem populares e podem ser encontrados em qualquer esquina decente.
O meu preferido sem dúvida é esse que comemos no Vi Café Restaurant em Hoi An, um restaurante super simples. Olha essa casquinha que única!!!
Isso é amor! Bem, Hoi An para mim é a campeã de melhor comida do país. Ainda nesse mesmo restaurante é possível comer duas outras especialidades da cidade:

Lao Cao
Fried Wonton
Ai. Que fome. Juro. O Wonton também pode ser encontrado na sua versão de sopa.

Sanduíche da esquina
Não se deixe enganar pelo jornal sujo que envolve este que é um dos clássicos do Vietnã. Custando por volta de $0,50 é o seu companheiro de aventuras ideal: Barato e cheio de energia. Molhos misteriosos e recheios aleatórios mudam a cada esquina. Em Hanoi você também encontra os mais maravilhosos e saborosos kebabs do mundo, de deixar turco com inveja.

Hot Pot
No melhor estilo Faça Você Mesmo, os hot pots são as mais interativas refeições que você vai ter no Vietnã. Bem, nunca sabíamos o que colocar para ferver e em que ordem, éramos a alegria dos garçons – ou mais precisamente: motivos de chacota.

Antes…

Ajuda da mocinha para o Durante…

E o minimalismo do Depois.

Um hotpot custa em média entre 100.000 e 200.000 dongs ($5 e $10) e era na medida certa para mim e para o Rô.

Mais comidas interativas? Vamos lá. Acho que o meu muso inspirador é o Quan An Ngon restaurante em Hanói. Cada refeição lá era um deleite, um desejo de ter dois estômagos para poder comer todo o cardápio (que horror!). Não se deixe enganar, a figura abaixo esconde um fresh spring roll.
Bem, eu não sabia por onde começar quando o prato chegou a mesa, mas sempre tem um anjo (ou uma babá!).
Ahhhh… então tá bom! Não deixe também de experimentar o White Rose, bolinhos com massa de tapioca (?) gelatinosa envolvendo delicados pedaços de camarão e porco num molho que é inexplicável. A musicalidade do sabor é inversamente proporcional à qualidade depressiva da foto.
Sabe o que é pior? Estou escrevendo esse post em Hong Kong às 00:37 da madrugada, temos que acordar cedo para começar a viajar pela China amanhã e todo esse post já está muito distante da minha realidade. Vou dormir, quem sabe não sonho que estou de novo comendo no Vietnã… boa noite!

E um cafezinho vietnamita para fechar 😉

Lembrete: Não deixe também de provar as maravilhosas panquecas oleosas vietnamitas!

3 respostas em “Comidinhas do Vietnã

  1. Oi pessoal 🙂

    Fomos lá no Ngon por dica aqui de vocês e foi muito fera. O raio da tapioca com camarão é demais 😮

    Estamos fazendo um roteiro inverso ao que vocês fizeram, espero ainda usar várias dos bizus :)))

    Tamos aí num blog super desatualizado mas no fb tá mais en dia, se quiserem relembrar um cadin só acompanhar no cafedosviajantes.com. Abraço e parabéns aí pelo blog !

Deixe um comentário

