Goood morning Vietnam!

Olhando essa foto:
E essa foto:
Você diria que é a mesma cidade? Assim é Saigon, atualmente chamada de Ho Chi Minh, cheia de contrastes. Chegamos na cidade depois da pior viagem que já fiz na minha vida. Saímos de Kampot no Camboja às 9h30 da manhã em uma van super apertada… Cruzamos a fronteira do Camboja com o Vietnã sem maiores extorsões já que já tínhamos tirado o visto em Sihanoukville ($46 – demora 1 dia para ficar pronto, fizemos na agência do Utopia). Chegamos em uma cidade próxima à borda e tivemos que esperar 1h30 até o mini-bus chegar, foi aí que começou a nossa penura. O motorista dirigia loucamente pelas ruas, com velocidade de estrada. Assim, você via as crianças brincando nas calçadas, as motos tentando se desviar num espaço mínimo… passei a viagem inteira achando que um acidente ia acontecer a qualquer momento. Daí abri o Lonely Planet para ver se eles diziam algo sobre isso e bem na seção “Ônibus”: Motoristas usam as ruas como rodovias. Não é surpresa o fato de acidentes serem comuns. Óoootimo eu pensei! E fui rezando para todos os deuses com a certeza de que um dia riria desse momento. Depois que eu vi o cobrador fumando dentro do ônibus pensei: Deixo nas mãos dos céus mesmo. Depois chegamos em Can Tho e trocamos por outra van e lá se foram mais 4h até Saigon, acabamos chegando lá meia-noite. Bem, sobrevivemos e eu ainda não estou rindo daquele momento.

A loucura dos motoristas de ônibus também se estende ao trânsito da própria cidade. Saigon tem aproximadamente 10milhões de habitantes e 5 milhões de motos, preciso dizer mais alguma coisa? Basta imaginar a 25 de março num sábado de manhã, mas com todas as pessoas que estão na rua montadas em motos.
Para atravessar é o mesmo de sempre: Raramente tem semáforo (ou sinaleiro para os curitibanos hehe) então você tem que literalmente se jogar na frente dos carros. Não estou brincando. Eu achava que nunca encontraria trânsito pior que o de Saigon, mas já fui advertida que o trânsito daqui é relax perto do de Hanói. Aiai, o que nos espera?

Trânsito até na placa!

Embora a experiência tenha sido um pouco estressante por causa do trânsito, nos apaixonamos por Ho Chi Minh. A cidade é bem limpa, tem uma boa infra-estrutura para turistas e acho que nunca fomos tão bem tratados pelas pessoas em toda a nossa viagem. Não sei, parece que o pessoal vai com a nossa cara, por onde passamos fomos muito bem acolhidos.

Nos hospedamos na região da Pham Ngu Lao com milhares de opções de preços de hospedagem. A maior parte das atrações podem ser vistas em uma caminhada tranquila a partir dessa área.

Notre Dame Cathedral
Bem, uma Igreja raramente é considerada uma super atração, mas depois de uma overdose de templos ao longo dos últimos 2 meses chega a ser estranho se deparar com uma delas, geralmente tão familiares aos nossos olhos. Estava fechada quando visitamos, mas parece que missas ocorrem aos domingos de manhã.

Ben Thanh Market
Existe uma frase muito conhecida aqui no Sudeste Asiático que diz: “Same, same but different” (Igual, igual, mas diferente). Bem, essa frase se aplica a muitas coisas e o Ben Thanh é uma delas… Mais um mercadinho vendendo souvenirs, comida, frutas… Como ele está em um ponto estratégico, próximo à várias atrações, almoçamos umas duas vezes lá, a comida custa em torno de $2.
Bem bom ficar dando umas voltas sem pressa e apreciar as cenas cotidianas do mercado.
Cong Vien Van Hoa Park
Para dar um tempo na loucura da cidade, vale passar um tempo nesse parque super bem cuidado. O Golden Dragon Water Puppet Theatre fica ali próximo, com apresentações do tradicional teatro de marionetes na água (?!). Deixamos para conferir isso em Hanói.

23/9 Park
Outro ponto para dar uma pausa em Ho Chi Minh, o parque é um ponto de refúgio no meio de todas as motocicletas zumbindo alucinantes ao redor. Paramos lá um dia para ver a galera jogando peteca e dois estudantes se aproximaram. Ficamos um tempo batendo papo com eles, parece que vão lá para treinar inglês. Quando falamos que éramos do Brasil um dos meninos comentou sobre o café. Uau! Primeira pessoa que não falou sobre os jogadores de futebol!!!

Beira-rio
Devo confessar que tenho uma queda por beira-rios. São sempre minha parte preferida nas cidades. Mas se você estivesse andando pelo calçadão do Saigon River e visse essa cena, também não ia cair de amores?
Saigon pode ser realmente estressante as vezes, mas talvez por peso na consciência ela ofereça tantos pontos para revezar o caos do trânsito com momentos de paz. Além disso, é um prato cheio para quem gosta de História, mas deixo os museus para um capítulo a parte… No próximo post nadaremos pela História do Vietnã e conheceremos Tio Ho, o bom velhinho… nos vemos! =)

Anúncios

4 respostas em “Goood morning Vietnam!

  1. Estivemos em Ho Chi Minh visitando um casal de amigos.. Achei a cidade um pouco sem graça comparada as outras cidades que visitamos na Asia.. Uma das coisas que mais me chamaram atenção na cidade foi a sede dos correios, que parece mais uma estação de trem e que foi projetada por Gustav Eiffel..

    • Pois é, não tem jeito… gosto é gosto! Conhecemos um israelense que disse que Phnom Pehn foi a cidade preferida dele, enquanto para nós um dia lá foi mais do que suficiente. Mas entendo o que você quer dizer, Saigon é uma cidade grande e com trânsito, não é fácil de se gostar assim de cara. Aliás, conhecemos muitas pessoas que não amaram o Vietnã, mas acho que aqui até agora é o país que mais gostamos. Sempre bom saber o ponto de vista dos outros! 😉

  2. Boa tarde
    Estava lendo sobre a guerra do Vietnã e me veio uma dúvida.
    O hermicida que os EUA jogou e contaminou as plantações e consequentemente crianças nascidas hoje em dia ainda sofrem as consequências pelos pais que podem ter consumido alimentos contaminados.
    Nós, turistas, não temos esse risco de contaminação?
    Att
    Thiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s