Os templos de Angkor

Bom, os templos de Angkor no Camboja são o ponto alto de qualquer pessoa que está viajando pelo Sudeste Asiático. Todas as pessoas que você conhece durante o caminho estão indo ou voltando de lá. É possível comprar um ticket que dá acesso ao complexo por 1 dia ($20), 3 dias ($40) ou 1 semana ($60). O ticket de 3 dias pode ser usado dentro do período de 1 semana, não precisa ser 3 dias consecutivos e o de 1 semana pode ser usado no período de 1 mês. Qual ticket comprar? Na minha opinião 1 dia só não vale a pena, tem muita coisa mesmo para ver, se visitar só um dia vai ter que passar correndo pelos templos. Já o de 1semana acho que é um pouco de exagero, a menos que você queira fazer tudo com muita calma, apreciando bem devagar, vendo cada detalhe… 3 dias é perfeito!

A civilização Angkor dominou a atual região do Camboja de 802 d.c. até sucumbir em 1431. O que sobrou dessa grande era são mais de 1000 ruínas de templos, que vão desde escombros até o símbolo nacional do país: o Angkor Wat. Eu não vou entrar muito em detalhes sobre a história de cada templo ou a história de Angkor porque isso tornaria o post gigante, então aqui vou ser mais prática e mostrar apenas os lugares mais interessantes que visitamos. A cidade base para se visitar os templos é Siem Reap, fica uns 15 minutos de distância de tuktuk.

Eu nunca fui para a Disney, mas imagino que não seja muito diferente da entrada para os templos de Angkor… filas para comprar os tickets, ônibus, vans e tuktuks descarregando os turistas, souvenirs vendidos em todos os lugares, fila para ver o pôr do sol…
No primeiro dia visitamos Pre Rup e outros templos mais distantes, Kbal Spean e Banteay Srei. No segundo dia visitamos os mais populares: Angkor Wat, Angkor Thom e Ta Prohm. No terceiro dia demos uma pausa, descansamos e fomos para o Museu Nacional. No último dia voltamos a Angkor Thom, vimos uns templos menores, o Terraço dos Elefantes, Preah Khan e repetimos Ta Prohm. Minha sugestão é chegar em Siem Reap e visitar o Angkor National Museum. Custa $12 a entrada ($6 se você tiver a carteirinha de estudante), mas vale muito a pena. Acho que não é nenhum exagero se eu disser que é o melhor museu que já visitei. Se você visitar o museu antes dos templos vai conseguir entender muito mais tudo o que for ver nos próximos dias. As legendas e placas são todas escritas em inglês, contam a história da civilização Khmer, dos reis, dos templos, os deuses do hinduísmo…. é maravilhoso! O museu é lindo, todo organizado, bem explicativo, limpo, bem cuidado… sem mais! Vamos aos templos:

Angkor Wat
A estrela das estrelas, a cereja do bolo, o feijão do arroz… o Angkor Wat. Está em todas as notas de riel (a moeda do Camboja), na bandeira do país, nas colherzinhas das barracas de comida… É símbolo do orgulho nacional e a maior estrutura religiosa do mundo. As pessoas geralmente assistem o pôr do sol no Angkor Wat ou acordam às 4h da manhã para ver o nascer do sol. Claro que fomos muito preguiçosos para isso. Se você for subir na torre mais alta, leve sua garrafinha de água e esteja vestido com roupas decentes, caso contrário terá que fazer como eu: tive que pagar 1 dólar para pegar uma camiseta suada emprestada e poder subir. Eis a vista a ser apreciada:

Não só o Angkor Wat, mas todos os templos estão cobertos de detalhes e inscrições preciosas pelas paredes, tetos e portas. É muito incrível poder andar pelos templos e tentar imaginar como eram as vidas das pessoas que passavam por ali. Abaixo detalhe das Apsaras.

Angkor Thom

Angkor Thom foi a última e mais duradoura capital do Império Khmer, não é exatamente um templo mas sim uma cidade. O portão de entrada é incrível, com os Devas (deuses) de um lado e as Asuras (demônios) do outro, todos segurando a Naja de Sete Cabeças para bater o Oceano de Leite (foto acima). Estou apaixonada pelas lendas do hinduísmo. Dentro de Angkor Thom tem um dos meus templos preferidos:

Bayon
As cabeças de Bayon continuam um mistério. Não se sabe exatamente quantas cabeças haviam e nem o significado dela. Talvez o sorriso plácido tenha suas raízes no sorriso de Buda ao ser iluminado, talvez sejam a representação do rosto do Rei Jayavarman VII, talvez as 4 cabeças do Deus Brahma…  Vamos dizer que é a Monalisa dos templos…

Ta Prohm
Claro que nem tudo pode ser conhecido pela beleza e sim por já ter aparecido em filme né.. É o caso de Ta Prohm, que ganhou fama por ter aparecido em um dos Tomb Raiders (tem mais de um Tomb Raider?). Oh a Angelina Jolie dando uma palhinha aqui no blog…rs…
Agora momento realidade: Até agora mostrei umas fotos que consegui tirar sem muita gente atrapalhando… Mas os templos nem sempre são tão vazios assim. Dá uma olhada na cara do Imré (um hungaro que fizemos amizade) puto, tentando tirar uma foto:
Não tem jeito, é invasão total de chineses e coreanos principalmente…rs..

Preah Khan
Preah Khan… um dos meus quatro favoritos para finalizar o post.

Na foto abaixo a escultura de uma linga… símbolo fálico que representa o Deus Shiva. Você vai ver isso em tudo quanto é canto. Ficamos um bom tempo ali perto observando os diversos guias que passavam lá, explicando em várias línguas… e no final sempre as mesmas risadinhas dos turistas, provando que a linga é universal!

Cansou de ver templos? Não cansa não que no próximo post tem mais! 😉

Anúncios

14 respostas em “Os templos de Angkor

  1. Não dá para acreditar que vocês foram visitar Angkor Wat!!! Um lugar que sonho, um dia, conhecer. Outro lugar é a baía de Ha Long, no Vietnã.

    • Nossa, não tem coisa que me deixe mais feliz do que saber que o blog realmente está ajudando! Obrigada pelo comentário =)

  2. Olá amigos, vendo seu bolg adorei e vou esperar por mais informações. Estarei viajando com meu marido para essa região em abril ou maio do proximo ano e todas as excursoes que pego só me dão a opção de um dia vendo esses templos .Sei que não pode ser assim!!!
    Aguardo realmente por “dicas” pois nossa idéia é ficar pelo menos 2 ou 3 noites em Sem Riap.
    Até mais
    DULCE e CELSO

  3. Pingback: Maria escreve Índia | Maria (,.!) Escreve

  4. Obrigada pelas dicas! Estou indo amanhã saindo de Bangkok e os seus posts estão sendo muito valiosos. Parabéns pelo blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s