Tailândia e Laos: Da monarquia para o comunismo

Eu e o Rômolo não queríamos ir para o Laos, mas o Jonathan e a Kelly insistiram tanto que acabaram nos convencendo. No fim a Kelly teve um acidente e não pode seguir viagem (mas ela já está bem) e o Jonathan não se empolgou com o Laos. Já nós… acabamos ficando alguns dias a mais do que o planejado.

Foram 18h de viagem desde Chiang Mai e cruzamos a fronteira por Chiang Khong (Tailândia) e Huay Xai (Laos). Se eu tivesse planejado antes ir para o Laos, eu saberia que em Huay Xai eles tem um passeio incrível que se chama Gibbon Experience, onde você dorme em casas no topo das árvores no melhor estilo Tarzan. Mas como eu não sabia disso antes de ler o Lonely Planet, compramos uma passagem para um ônibus que nos deixaria em Luang Prabang, e assim meu sonho de ter um dia de Jane ficou para trás rs… vai, tudo bem, parece que esse passeio é beeem caro!

Nossa van nos pegou no hotel às 8h da manhã. Depois de algumas horas de viagem chegamos a Chiang Rai, na Tailândia, onde fizemos uma pausa rápida de 30 minutos para conhecer o Wat Rong Khun, mais conhecido como Templo Branco.

Incrível, surreal, maluco, não sei como descrever. Diferente de qualquer coisa que já havíamos visto. E o Predador saindo do chão???
Infelizmente dentro do templo é proibido tirar fotografias… mas eu digo para vocês que a pessoa que pintou aquelas paredes estava bem louca quando fez aquilo… Tinha uns desenhos do superman, do Neo do Matrix, Kung Fu Panda, Angry Birds, Super Homem… E no meio um Buda com pessoas rezando…rs… E também, por que não, um toque de morbidez…

Incrível! Queria ter ficado mais tempo lá. Mas seguimos viagem rumo à cidade da fronteira… chegando em Chiang Khong, recebemos o carimbo no passaporte de saída do país… Pegamos um barco para atravessar o Mekong, que é um rio que divide a Tailândia e o Laos.
Já do outro lado, preenchemos os formulários e foi bem tranquilo tirar o visto. Brasileiros pagam $30 para o visto de 1 mês. Tivemos que pagar $1 adicional por ser fim de semana…rs… De lá pegamos nosso ônibus que nos deixaria em Luang Prabang. Olha… momentos sofridos… As estradas do Laos não deixam nada a dever para as estradas da Bolívia, poeira, buracos… Muitas curvas! Só sei que tinha no mínimo umas duas pessoas vomitando naquele ônibus. Sorte que não era do nosso lado e azar do Jonathan que pegou um desses dois. Então… se você é dos mais sensíveis: Dramin!

Chegamos exatamente às 5h da manhã em Luang Prabang, conforme a agência havia prometido, milagre! Quando você pega essas viagens muito longas ou que precisa cruzar fronteira, meu lema é: “Prepare-se para o pior, espere o melhor e receba o que vier”. Eu já estava psicologicamente preparada para enfrentar 24h na estrada, mas graças a Deus foram só 18h. “Só”. Mas valeram a pena.
______
Dica: Em Chiang Mai há mil agências que vendem pacotes praticamente iguais para tudo quanto é canto. Escolhemos uma aleatória na noite anterior e pagamos 1300 bahts cada um na passagem do ônibus que incluía tudo, a van, o stop em Chiang Rai, a travessia de barco, o ônibus e até uma garrafa d’água e um sanduíche meio ok… O bus não tinha banheiros mas fez alguns stops ao longo do caminho.

Anúncios

6 respostas em “Tailândia e Laos: Da monarquia para o comunismo

  1. Nossa! O laos e sensacional! Luang Prabangs, Nam Ha Protected area, todo o nordeste! O povo e simpatico, nao tem transito, violencia! Laos e um lugar extremamente tranquilo e bem preservado! Melhor lugar para caminhadas e vilarejos! Ctza q vcs vao aproveitar!
    Falando nisso, estou em Luang Nam Tha, norte de Luang Prabang, quem sabe a gente nao se encontra!

    • Oi Fabio, na verdade ja passamos pelo laos… eh q os posts estao bem atrasados rs… viemos do norte para o sul, na verdade o laos nao estava nos nossos planos mas a viagem nos trouxe ate aki… estamos nas 4000 ilhas agora e depois seguimos para o camboja 😉

      • Ha! Legal!
        Meus posts tb estao bem atrasados!
        Espero q estejam curtindo a trip, e agora o laos! Vou para o Camboja na metade de abril!!

  2. Pessoal, estou amando o blog. Vamos passar um mês na Ásia em dezembro e estou louca tentando fazer um roteiro.

    Não sei se vocês sabem disso, mas vale tentar. Amei essa travessia que vocês, mas fiquei empolgadíssima com a n”noite de Tarzan e Jane”.
    Sabem se é possível fazer isso e depois seguir para o Laos?
    Pensei em ir no fim do dia “1” para Chiang Rai.
    No dia “2” ver o templo branco com calma e depois ir até a fronteira com o Laos. Lá passar a noite na Gibbon experience.
    No dia “3” pegar o transporte para Luang Prabang.

    Mas não sei se terei facilidade de fazer isso lá, se tem disponibilidade desses trechos todos separados…

    Se souberes de algo, agradeço MUITO a ajuda!!

    Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s