Bangkok: um transporte para chamar de seu

“Vou de taxi… cê sabe…” Não Angélica, você não precisa ir de táxi! Em Bangkok você pode também ir de tuk tuk, de ônibus, de skytrain, de ferry boat… (aiai… estamos cada vez mais piadistas, não é mesmo?) O Ásia de Mochila testou os transportes mais populares e mostra agora a vocês como se dar bem ao se locomover, seja sobre 3, 4 rodas, flutuando sobre a cidade ou navegando por um rio.

O Metrô e o Skytrain
O metrô tem uma linha consideravelmente pequena e cruza com o skytrain, que é o que importa (mas é necessário pagar para fazer a mudança entre metrô e skytrain e vice versa). Deu para matar a saudade de São Paulo nos curtos trajetos que fizemos por ele. Assim como o skytrain, o metrô é bem moderno e limpo, para minha surpresa. Sei lá porque imaginei que fosse encontrar um metrô velho e caindo aos pedaços como os de Paris e Buenos Aires.
Tanto no metrô quanto no skytrain você paga o ticket de acordo com o lugar em que quer chegar… Quanto mais perto, mais barato, os trechos custam mais ou menos entre R$ 1,00 e R$ 2,00. As máquinas para comprar os bilhetes são totalmente intuitivas, touchscreen, e você pode selecionar o menu para o inglês ou o tailandês, não tem erro viu! Olha que gracinha o bilhete do metrô:
Você escaneia essa fichinha para passar pela catraca e a deposita  de volta na hora de sair da estação, cuidado para não perdê-la! Outra coisa boa é que o metrô te liga até a estação de trem de Bangkok, a Hua Lam Phong.

Já o skytrain é uma delícia, passa por cima da cidade, daí o nome. Olha… fiquei impressionada com a educação das pessoas no metrô e no skytrain. Horário de rush, os trens bombando, e ninguém se empurra, gente, juro, eles esperam até a última pessoa sair do vagão para poder entrar, se organizam em filas e tudo funciona perfeitamente! É incrível o contraste quando você compara a organização e funcionalidade do metrô e do skytrain com a bagunça dos tuktuks e dos taxis.
Tanto no skytrain quanto no metrô é muito fácil saber em que estação você está e qual será a próxima. As estações são anunciadas em tailandês e em inglês com direito ao “Mind the gap”, e você também pode acompanhar o trajeto nos painéis que vão indicando as estações através de luzinhas. Além disso há TVs dentro do vagão que também exibem os nomes das estações. As estações são todas bem sinalizadas com indicações de pontos turísticos, números para cada saída e tudo escrito em inglês também. Fantástico! Hospede-se perto de um skytrain e você está feito, vai chegar em qualquer lugar.

Tuktuk
O tuktuk é o meio de transporte mais divertido, mais charmoso e mais assustador de todos os tempos. Vale a aventura se você estiver disposto a gastar uns bahts a mais para se locomover, mas não recomendo como transporte diário. Geralmente eles vão te cobrar um preço que sairá o dobro do que se você for de táxi com o taxímetro ligados. Os motoristas de tuktuk também são conhecidos como os mais famosos scams da cidade (scam = alguém ou algo que vai tentar te passar para trás). Desconfie se te oferecerem um tour de graça, se oferecerem um preço muito barato ou se disserem que o lugar que você quer ir está fechado. Se voce aceitar uma corrida de 20 bahts, eles vão fazer você passar numa loja que eles já tem esquema só para poder ganhar comissão. NUNCA, em hipótese alguma, peça informação para um motorista de tuktuk, desconfie de todos!

Táxi
Se você não tem pressa de chegar a lugar algum, e não se incomodar com a possibilidade de passar algumas horas preso no trânsito, então vá de táxi. É muito barato, raramente pagamos mais que 4 reais numa corrida – que em São Paulo é o precinho inicial só para poder pisar num táxi. A dica de ouro que vou dar é: JAMAIS feche um preço com o motorista. Sempre faça a corrida com o taximetro ligado. “Do you turn the taximeter on?” é a perguntinha chave que vai fazer seu dinheiro durar mais tempo. As vezes os caras dizem que não ligam o taxímetro, então vamos dispensando até achar um taxi que tope. Já aconteceu de dispensarmos 3 taxis seguidos até conseguirmos encontrar um. Para vocês terem uma noção do quanto isso pode te custar… Estávamos na Khao San Road e queríamos ir até a estação de skytrain Phaya Thai Station. Todos os motoristas queriam cobrar o valor fixo de 200 bahts, até que achamos um que ligava o taxímetro e a corrida deu 70 bahts. A dica de prata é: Nunca pegue taxi em lugares turísticos. Pegar táxi na Khao San Road? Vão te enrolar. Em frente ao Grand Palace? Vão te enrolar.Tente se afastar para uma rua com menos turistas e achará taxistas mais honestos. Dica de bronze: O motorista não te aborda, VOCÊ aborda o motorista. As chances de você ser extorquido aumentam consideravelmente se você se deixar cair na conversa do primeiro taxista que aparecer.

Barco
Muitas das principais atrações da cidade, como o Grand Palace e o Wat Arun por exemplo, se localizam as margens do Chao Praya River. Então o que muitas pessoas fazem, é tirar um dia para pegar o barco e ir parando nesses pontos. Para chegar até um dos piers do rio de skytrain, desça na estação Saphan Taksin. O barco turístico custa 30bahts. Há também a opção de comprar um ticket que dá direito a entrar e subir no barco quantas vezes vocês quiser ao longo do dia. Ouvi falar também de um barco usado pelos locais que custa muito mais barato que 30bahts, mas como só usamos o barco um dia, não tive a oportunidade de pesquisar melhor.

Conclusão: Ahhh nada como andar a pé,não é mesmo? Andando a pé você consegue sentir melhor a cidade, sentir a mistura de cheiros, olhar as pessoas cara a cara, descobrir que há uma lavanderia perto do seu hostel… não polui o ambiente, e o melhor: é de graça! Portanto o Ásia de Mochila elege o andar a pé como o melhor meio de transporte por toda a Ásia! Prepare seu chapéu, ponha seus óculos de sol, se entupa de protetor… e vá a pé!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s