Comidinhas tailandesas (parte 1)

Afinal, quanto custa comer na Tailândia? Quando eu digo que eu e o Rômolo gastamos em média R$ 3,00 cada um num almoço, vocês devem pensar: “Ihhh… deve ser um dogão podre!”. Finalmente um post que vai mostrar a vocês o que se come e quanto se paga! Aliás, resolvi criar essa série nova no blog e a partir de hoje vou tentar anotar o preço exato do que comemos e os nomes dos lugares. Olha… dificilmente você vai errar na hora de pedir qualquer prato em qualquer lugar, os caras realmente sabem o que faz! As vezes em que não apreciamos tanto a comida foi quando estava MUITO apimentado! Até o Rômolo que ama pimenta já perdeu a batalha duas vezes na mesa. Se você é como eu, que odeia pimenta, lembre-se sempre de dizer antes: NO SPICY, PLEASE! Geralmente no cardápio vem escrito se o prato é apimentado ou não, mas eu já fui lograda umas 5 vezes pelo menu. Nos lugares turísticos é muito comum as barraquinhas e restaurantes terem as descrições em inglês com fotos. Hora de sentar na mesa e pedir a conta!

De R$ 2,50 a R$ 3,00 você come…

Fried rice
Sempre que estou em dúvida, sempre que estou enjoada de sopa e de noodles vou nesse arroz, é um clássico. Fritar o arroz com pedaços de ovos, legumes e ervas com certeza é algo que estará na minha Cozinha 2012. Você pode escolher o acompanhamento, porco, frango, frutos do mar… Eu geralmente vou de camarão. Mas não espere esbanjamentos, não vem mais que 3 ou 4 camarões por exemplo.

Fishballs Soup
As tais fishballs são uma espécie de massinha de peixe em forma de bolinhas, sei lá como os caras fazem isso, mas é muito bom. Aliás, vou parar de ficar repetindo que é bom ou delicioso porque vai banalizar e vocês já sabem que tudo aqui é bom!

Pad Thai
Como assim, não tenho uma foto de um pad thai??? O pad thai é o prato número 1 da Tailândia e possivelmente a primeira coisa com a qual vai dar de cara quando chegar aqui. Resumindo, o pad thai é um noodles a sua escolha (há muitos tipos de noodles aqui e geralmente as barraquinhas dão 4 opções), geralmente frito, e misturado com vegetais e alguma carne da sua escolha, como frango, camarão ou porco por exemplo. Haja óleo!

Outras comidinhas que você come nas barraquinhas e feirinhas por 3 pilas:


Meninos, se vocês acham que vem pouca comida, só quero que lembrar que nesse calor úmido de 30 graus fica díficil descer mais coisas do que isso…rs…

Café da manhã
A menos que você seja dos fortes, vai querer encarar o café da manhã tailandês que de café não tem nada… Os caras simplesmente batem um puta prato pela manhã, como se fosse um primeiro almoço, toda hora é hora! Se quiser pode conferir no cardápio e as opções serão do tipo: Arroz branco com frango ou noodles com porco. Nesse aspecto eu e Rômolo vamos com o clássico do ocidente: Torradas, manteiguinha e ovos fritos, mexidos ou omelete, você escolhe. Paga-se não mais que R$ 2,00 por esse básico. Um suco de fruta para acompanhar, custa em média R$ 2,50.
Outra ótima opção para o café da manhã, são as deliciosas panquecas tailandesas. Dependendo do sabor o preço vai de R$ 1,50 a R$ 4,00. A minha preferida era a de presunto e queijo.
Só custa isso??? Sim, é verdade a lenda da comida BBB tailandesa (boa, bonita e barata…rs). Mas vou dizer que quando queríamos luxar, pedíamos esses pratos “mais caros:

Frutos do mar ao leite de côco: R$ 10,00
Cidade: Ao Nang
Esse está no nosso top comidas da viagem! Aí quando você lembra que esse é o preço de um PF em São Paulo dá vontade de chorar…

Churrasco de peixe + carangueijo + ostras: R$ 20,00 (para dois!)
Cidade: Ko Phi Phi
Pode ter certeza, para qualquer praia que você for na Tailândia vai encontrar isso:
Frutos do mar expostos na bancada. Você escolhe o que quer comer e os caras assam na brasa, na hora! De morrer, né? As vezes já tem os pratos montados com um preço fixo. Como por exemplo esses dois pratos que custavam R$ 20,00 cada:
Pegamos o da direita que virou isso:
Não chegamos a comer lagostas (AINDA… rs) mas cotamos o preço e paga-se uns R$27,00 em cada uma.

Agora… nossa última noite em Ko Phi Phi resolvemos chutar o pau da barraca: “Foda-se, vamos gastar!”. Fomos num restaurante caro, na beira da praia. Pedimos um carangueijo cada um, que veio num molho maravilhoso, mais duas porções de arroz, mais dois sucos e pagamos R$ 15,00 cada pessoa! Eu sei, parece história de pescador né? E como não sobrou foto para contar a história vocês vão ter que acreditar em mim…rs… A saga na mesa continua em outros posts! 😉

2 respostas em “Comidinhas tailandesas (parte 1)

  1. Oi! Parabéns pelo blog, tá lindo e muito informativo.
    O Marcelo (Amp) que me indicou e tem muito mais info do que eu esperava!
    Obrigado por fazerem isso com tantos detalhes, com certeza vai ajudar muita gente.

    Boa viagem e abraço!

  2. Ei !! kd vcs??? estou esperando o proximo post rsrs
    Amei o blog, super conteudo, parabens!!
    Moro em Dublin ha 4 anos e estou indo em abril p Bangkok em abril, pretendo ficar 2 meses por ai, terminando em Jakarta onde volto p o Sao Paulo de vez….
    Mto bom o blog de vcs…. espero q tenham uma oootima viagem!!!
    Xx

Deixe um comentário

