Backup de fotos durante a trip

Olá amigos! Nossa viagem ainda nem começou, mas fico super feliz por estarmos recebendo comentários de pessoas que estão usando o nosso blog para ajudar no planejamento de suas próprias viagens. Hoje vou falar de uma superdica que descobri hoje mas que já não é nenhuma novidade… mas caso você esteja tão desatualizado quanto eu, vai gostar de saber dessa haha.

Dentre os gadgets e aparelhos eletrônicos que eu e Rômolo vamos levar na trip estão inclusos:

uma máquina fotográfica de bolso
Adoramos as máquinas profissionais, mas para essa trip estamos pensando em algo realmente prático na hora de tirar as fotos… uma bem pequena, que dê para guardar no bolso e que não chame muita atenção.

– um celular velho e podre de chip
Para podemos comprar o chip em cada país que formos e nos comunicarmos de forma barata… com os hotéis ou os couchsurfers, por exemplo.

– um netbook
Para salvar nossas fotos, para atualizarmos nossas planilhas de gasto, para nos conectarmos à internet, falar no skype e – por que não – para jogar campo minado?

– nossos iPods
Ou eu viajo com música ou eu não viajo… brincadeira. Mas com um fundinho de verdade… rs…

Minha primeira dica em relação à isso é: Não leve nada que te deixaria em depressão caso você perdesse. Eu ia ter muita dó caso levássemos o macbook do Ro e ele fosse perdido/roubado durante a viagem. Por isso vamos levar um netbook bem vagabundo. Outra coisa é evitar preocupação com a bagagem. Quanto mais coisas de valor você levar, maior a preocupação… e já basta a preocupação física da mochila, ainda tem que ter a psicológica?

Mas vamos agora à “supernovidade” que descobri… rs… Dentre as piores coisas que podem acontecer durante uma viagem, inclui-se a perda das milhares de fotos que você tirou… principalmente se você é brasileiro! Sei que os japoneses tem a fama de bater muita foto, mas eu acho que os brasileiros podem competir facilmente com eles… reparem! E aí? Estávamos pensando como fazer o back-up das fotos durante a viagem e tudo parecia muito frágil… pendrive, cds é fácil de perder, só no netbook não dá pra confiar, hd externa seria uma coisa a mais para levar na mala, mandar e-mail com todas as fotos dá muito trabalho e demora muito, e aí? Foi aí que li no jornal hoje sobre o Dropbox! (se vocês forem pesquisar, isso já existe há muito tempo, tenho até vergonha de falar que eu não conhecia haha).

O Dropbox funciona basicamente assim: Você entra no site, baixa o aplicativo nos seus aparelhos (laptop, celular, Mac, PC, etc) e depois tudo o que você jogar na pastinha (que ele cria automaticamente) vai aparecer em todos os aparelhos em que você instalou o aplicativo. Simples, não? Vamos supor que você instalou a dropbox no seu laptop e ele foi roubado. Por sorte você salvou todas as fotos da sua viagem na Dropbox! Agora você vai numa lanhouse, acessa o site, faz o login e PLIM! Lá estão todas as suas fotos de volta! A Apple lançou “recentemente” o iCloud que tem o mesmo propósito, mas eu não tenho certeza se funciona só nos aparelhos da Apple ou se é pago… O Dropbox disponibiliza 2gigas de espaço gratuito, e se você quiser mais tem que pagar… mas acho que vale a pena! E deixo aqui um vídeo explicando como funciona o Dropbox que provavelmente vai te convencer a fazer uma conta lá! Beijos! 😉

Deixe um comentário

