Saúde: Fica a dica!

Ainda no Núcleo de Medicina do Viajante, falando com o Dr. Jesse, ele nos passou alguns cuidados que deveríamos ter com nossa saúde durante a viagem. Confesso que enquanto ele falava eu pensava: Perai… eu to indo viajar ou to indo para algum campo de batalha? Mas vou falar que vale muito a pena vocês marcarem uma consulta em um ambulatório do viajante porque caras te explicam direitinho tudo o que você pode fazer… Com vocês…

Dicas de Saúde (by Doctor Jesse)

humm parece nome de programa de televisão =)


NO AVIÃO
Voo longo vocês já sabem que o risco de trombose é grande. Ele também alertou que no caso de mulheres que tomam contraceptivos esse risco é maior ainda. Por isso o de sempre: Não ficar por horas parado sentado dormindo, sempre dar uma levantadinha, uma voltinha pelo avião… tentar sempre fazer alguns movimentos.

ÁGUA
Sempre dar prioridade para água mineral na garrafinha lacrada. Evitar gelo nas bebidas já que você não sabe de onde vem a água do gelo. Para evitar contaminação da água você pode ferve-la ou em casos muito extremos utilizar aquelas pastilhinhas de cloro ou iodo. Ele disse que iodo é melhor, daí só ler na embalagem a quantidade do produto para filtrar cada quantidade de água. Recomenda-se também dar preferência à água com gás.

COMIDA
Evitar comida crua, ou tudo o que não tenha sido cozido/fritado/assado… tudo o que não tenha sido submetido à altas temperaturas. Espetinho de escorpião frito pode? Pode! Saladinha de alface? Melhor pensar duas vezes. Como disse Dr. Jesse “Boil it, peel it, cook it, or forget it!”.

MOSQUITOS
Infelizmente não temos vacinas contra Malária ou Dengue. O que fazer? A melhor forma é se prevenir com repelentes, mosquiteiros e a roupa do corpo. Ele fez cara feia para os repelentes ordinários e nos recomendou o Exposis Extreme que parece que é mais eficaz e dura mais tempo – além de ser mais caro, óbvio (e ter cara de energético). Como não dá pra levar um estoque desses nem saber se vamos encontrá-lo por lá, ele disse que sempre devemos procurar por repelentes que contenham Icanidina ou com DEET maior que 30% (não faço ideia do que isso signifique mas estou confiante de que baterei os olhos na embalagem e encontrarei algo que remeta a isso rs…). Ah, e ele disse que esse negócio de tomar complexo B pra espantar mosquito é balela, hein!

Bem, se vocês tiverem mais algumas dicas vou ficar feliz em acrescentá-las a esse post 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s