Planejando o roteiro

Na verdade a idéia começou quando pensei em uma viagem volta ao mundo (e acreditem que isso não é tão impossível quanto parece). Esse nome “volta ao mundo” assusta um pouco, mas depois você se acostuma com ele, conhece algumas pessoas que já fizeram isso e vê que realmente não é tão inatingível. Fiz um rascunho com um roteiro volta ao mundo, mas R. me mostrou que para o momento que estamos vivendo, esse primeiro plano (a volta ao mundo) seria financeiramente inviável. Depois resolvemos restringir esse roteiro somente à Ásia + Marrocos e Turquia. Continuou caro, então optamos por conhecer o Sudeste Asiático mais o Japão. O roteiro inicial ficou assim:

Japão, Camboja, Vietnã, Tailândia, Malásia e Indonésia

Não é fácil. Abrir um mapa-mundi para mim se equipara à uma mulher entrando numa loja de sapatos e querendo comprar todos os modelos. Eu também quero todos os países! A partir daí mudamos demais o roteiro. O recente terremoto no Japão infelizmente nos obrigou a tirá-lo da lista e uma pesquisa sobre a Malásia fez com que nos desinteressássemos por hora por esse país. R. veio então com a idéia de substituirmos o Japão pela China e eu achei simplesmente demais.

Não pensem que foi fácil chegar a um consenso. Eu não queria tirar o Nepal. R. não queria ir para a Índia. Discussões quando se viaja com mais alguém além de você mesmo sempre existirão. Como já disse em post anterior, não queremos passar correndo pelos lugares, portanto adotamos um número enxutos de países a percorrer.

Outro quesito para decidir os países: É muito mais fácil e perto ir para o Marrocos do que ir para o Camboja, portanto escolhemos países que não serão destinos tão fáceis de se alcançar depois.

Pesquisei os vistos e com exceção da China, acredito que o melhor seja tirar os vistos por lá mesmo.

Sendo assim, temos nossa lista base que é a seguinte:

Lembrando que não visitaremos apenas uma cidade por país, a partir de dicas com outros viajantes ou locais poderemos nos deslocar para outras cidades próximas.

Não considero essa rota totalmente pronta, até o dia da partida continuaremos pesquisando sobre todas as possibilidades da Ásia, acrescentando um país aqui, tirando um país ali… sem contar as vezes que eu e R. nos encontramos para conversar sobre a rota. De fato, pesquisar o roteiro é uma das partes que mais gosto na hora de viajar, sem contar que você se surpreende muito, por exemplo, eu não sabia da existência de um país foda demais chamado Butão, nem que o português era uma das línguas oficiais no Timor Leste.

Outra coisa importantíssima: Pesquisar o clima em cada país. Eu e R. ainda não decidimos a ordem em que eles serão percorridos, estamos tentando ajustar de modo que consigamos escapar das monções do Sudeste Asiático e do inverno da China, já que há lugares na Tailândia que não abrem durante as monções por exemplo.

Um roteiro nunca está MORTO até você voltar para casa, você tem que enxergá-lo como uma estrutura viva, que pode ser mudada a qualquer momento. Se você planejou 10 dias em Shanghai mas já está de saco cheio no terceiro dia, por que não partir para Bali?

Ao fazer seu roteiro lembre-se de se despir totalmente de todos os seus preconceitos e dos preconceitos que você ouve por aí, pesquise de coração aberto, como se você não conhecesse nada sobre nenhum lugar. Quando fui para a Bolívia lembro dos olhares tortos quando eu contava para alguém que eu ia para lá: “Credo! Bolívia? Lá é muito pobre, lá é muito sujo, lá é muito perigoso.” E quer saber? A Bolívia é um dos países que mais curti conhecer e voltaria FÁCIL para lá. Por favor, não deixe de ir para a China só porque você ouve que os chineses são muito sujos e maus só porque comem cachorros.

DICA: No site do Mochileiros, além de tirar suas dúvidas você pode publicar o seu roteiro pedindo dicas e opinões. 😉

“Um bom viajante não tem planos fixos e tampouco a intenção de chegar.” (Lao Tzu)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s