Quanto tempo você vai viajar?

A primeira parte é decidir: quanto tempo você vai viajar? Nós estabelecemos 135 dias (4 meses e meio). Escolhemos todo esse tempo (e ainda acho que é pouco) porque não pretendemos passar de rasante nos países, realmente queremos levar essa experiência à fundo e aproveitar o que cada lugar e o que as pessoas tem a nos oferecer.

Não é nosso objetivo pisar num país apenas para poder depois ticá-lo no mapa mundi ou para encher o passaporte de carimbos. Queremos conhecer a fundo as culturas, conhecer uma cidade a ponto de nos sentirmos familiarizados com uma esquina, aprender algumas poucas palavras, saber onde os moradores locais compram o pão, entender os  costumes – porque se cumprimenta de um determinado jeito ou porque se veste determinada roupa –, conhecer não só a capital mas também as cidades aos arredores que julgarmos interessantes. Claro que isso não será possível em todas as cidades, mas vamos reservar com carinho um bom tempo na maioria delas.

Não queremos correr. Chegar na cidade, abrir o guia e ir caçando em 1 dia uns 15 pontos turísticos. Queremos pensar também que às vezes ficaremos de saco cheio e nos dar a liberdade de poder optar por ficar no hostel assistindo TV e fazendo porra nenhuma, sem peso na consciência. Fazer planos, mas também não fazer. Isso significa acordar alguns dias e decidir na hora o que vamos fazer.

Por isso sugiro que vocês pensem com carinho quantos países irão percorrer e em quanto tempo, passar apenas um dia em Bangkok pode ser tão superficial quanto ler sobre Bangkok na internet.

“A melhor maneira de viajar é sentir. Sentir tudo de todas as maneiras. Sentir tudo excessivamente.” (Fernando Pessoa)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s